Pesquisadores fazem chocolate com menos gordura e mesmo sabor

Já imaginou poder comer chocolate sem culpa. Pesquisadores encontraram uma forma de produzir chocolate com menos gordura e com o mesmo sabor. Saiba como!

Chocolate com menos gordura – O chocolate é um dos alimentos mais populares do mundo, mas 40% a 60% dele é composto de gordura, é quase um prazer com culpa.

Agora, os cientistas descobriram uma maneira de usar campos elétricos para ajudar produtores a fazer chocolate com baixo teor de gordura. Eles reportam essa técnica hoje no Anais da Academia Nacional de Ciências.

chocolate com menos gordura

Chocolate com menos gordura

Os fabricantes têm tradicionalmente se esforçado para fazer chocolates com baixo teor de gordura. Pois a redução do nível de gordura do chocolate líquido abaixo de 36%, usando menos manteiga de cacau, torna extremamente grossa e propensos a entupir máquinas.

No novo estudo, os pesquisadores remediaram isso através da aplicação de corrente elétrica para o chocolate líquido na direção que ele precisa fluir ao longo dos tubos ou máquinas. Esta técnica, denominada “electrorheology”, aglomera as partículas sólidas de cacau flutuando no chocolate líquido em cadeias, o que lhes permite fluir umas sobre as outras mais facilmente.

Isto permite que produtores utilizem menos manteiga de cacau e não corram o risco de entupimento de sua maquinaria. Os cientistas foram capazes de produzir o chocolate com 10% menos gordura sem dificuldades de espessamento. A equipe descobriu que esta técnica produziu chocolate com menor teor de gordura e com praticamente o mesmo sabor. Alguns provadores profissionais descrevendo-os como melhor do que o chocolate normal. Não há planos imediatos para uso comercial.

Entretanto, não há planos imediatos para uso comercial.

Fonte: Science